FUNDAMENTOS


FUNDAMENTOS ÉTICOS-PEDAGÓGICOS:

O ISJ alicerça sua ação pedagógica em valores humanos, éticos, morais, políticos e religiosos que objetivam formar o cidadão com uma “identidade”, com a marca de seu pensamento, de sua filosofia educacional, delineando, assim, o tipo de cidadão e cidadã que deseja formar e para que tipo de sociedade.

Sob este enfoque, o ISJ tem como pressuposto educacional básico a formação do (a) cidadão (ã) consciente, crítico, democrático, ecológico, presente, inserido e comprometido com a realidade. Um (a)  cidadão (ã) que tenha capacidade cognitiva, informações suficientes e discernimento para intervir na realidade social que o cerca. Um (a) cidadão (ã) capaz de mediar ações que  primem pela valorização e defesa da vida, em todas as suas expressões, pela preservação e ou resgate de princípios e valores éticos, morais e religiosos, destacando a mística franciscana de Paz e Bem, frutos do respeito e da solidariedade, acima de tudo.

À luz destes fundamentos, impõe-se o desenvolvimento de estratégias que priorizem a implementação de programas de formação humana, ética, moral e religiosa, tanto para os discentes como para os docentes, numa perspectiva ecumênica, sem obscurecer   nossa   missão   pastoral  como  Escola  Católica,  com embasamentos bíblicos, éticos, sociais, religiosos e humanísticos. E, neste   contexto,   optamos   pela  condução  do  processo  educativo, iluminado e orientado pela Pedagogia do cuidado e do afeto, como instrumentos fundamentais no processo ensino-aprendizagem, na conquista da autonomia e descoberta da própria identidade como cidadão do mundo rumo ao Transcendente.

FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS:

Nos contexto da globalização em todos os aspectos, a gestão adequada, dinâmica, eficiente e eficaz do conhecimento torna-se um imperativo tão urgente quanto desafiador. Para uma realidade onde a economia é global, a comunicação é global, música global, informação global, mercado global, enfim, onde tudo esta globalmente internacionalizado, há que se pensar e agir na construção do conhecimento global, sem perder de vista a pessoa e suas relações, como sujeito interveniente no trato e na condução do conhecimento, da ciência, do saber, da história humana.

Situado no mundo de comunicação instantânea, de fácil acesso ao saber acumulado, com novos códigos de comportamento, QUEREMOS UMA EDUCAÇÃO ABERTA AO FUTURO, ALICERÇADA NOS PILARES DA EDUCAÇÃO: “APRENDENDO   A APRENDER,   APRENDENDO   A SER, APRENDENDO A FAZER, APRENDENDO A CONVIVER”, À LUZ DOS VALORES EVANGÉLICO-FRANCISCANOS DA ALEGRIA, DA MISERICÓRDIA, DO ACOLHIMENTO, DA TERNURA E DA SIMPLICIDADE. O ISJ QUER GERIR O CONHECIMENTO, ORIENTADO POR PRINCÍPIOS E ESTRATÉGIAS  PARA UMA   EDUCAÇÃO    ALICERÇADA NOS       PRINCÍPIOS           DO          CONSTRUTIVISMO SOCIOINTERACIONISTA, QUE RESPEITE AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS, NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS, QUE RESPEITE AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E VALORIZE O SABER CIENTÍFICO, BEM COMO O CONHECIMENTO POPULAR.

QUEREMOS CONSTRUIR O CONHECIMENTO COMO UMA PONTE QUE ESTABELECE UM DIÁLOGO PERMANENTE ENTRE A CULTURA E O SABER; A CIÊNCIA E A FÉ; O TRANSITÓRIO E O ETERNO; A ORIGEM E O DESTINO FINAL DE TODA HUMANA CRIATURA, SEGUNDO A MÍSTICA DA ESPIRITUALIDADE FRANCISCANA.

FUNDAMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICO:

O ISJ, ao traçar os fundamentos didático-pedagógico de seu projeto educativo, considera que as Diretrizes para uma Pedagogia de Qualidade e Excelência Educacional apontam para três focos, a saber: identidade, diversidade e autonomia. Estes, marcados pela dinâmica da interdisciplinaridade, contextualização, transversalidade, transdisciplinaridade, na ótica de uma educação norteada pela ética do cuidado e o espírito de criatividade e ousadia para responder aos novos desafios educacionais, em função do crescimento global da pessoa.

No cenário educacional que nos desafia, a gestão institucional, na organização didático-pedagógica do ISJ dará ênfase:

▪       ao papel do professor na construção do conhecimento, como ser aprendente e interativo, na dialética permanente de ensinar-aprender, como sujeito dinâmico, criativo e revelador do prazer de ensinar e da capacidade de despertar no aluno, o gosto de aprender;

▪       à organização curricular que priorize a seleção de conteúdos significativos, utilizando   instrumentos modernos      e     recursos      eficazes,       visando proporcionar ao  educando o  auto-conhecimento,  o desenvolvimento das múltiplas inteligências e a aquisição de competências e habilidades que lhe permitam uma visão de mundo mais apurada e a elaboração de projetos de intervenção sobre a realidade.

▪       à interação no relacionamento professor-aluno, o entendimento e o intercâmbio de novas tecnologias para que o processo ensino-aprendizagem tenha êxito e atinja os objetivos educacionais que queremos;

▪       à descentralização administrativa, para que os diversos setores e áreas de serviço possam realizar suas tarefas com liberdade, autonomia e responsabilidade.

▪       à definição de papéis e delimitação de funções para que o trabalho pedagógico se realize de forma integrada e harmônica;

▪       ao planejamento estratégico participativo, em vista de uma ação conjunta, em torno dos objetivos traçados e assumidos na unidade;

▪       à melhor adequação e o máximo de aproveitamento pedagógico  da  infra-estrutura  da escola e do material educativo existente, inovando-o sempre;

▪       à elaboração de estratégias de ação inteligentes e adequadas à realidade e conforme as prioridades contempladas;

▪       à fidelização às normas de convivência em função da organização disciplinar e a conquista da autonomia;

▪       Às posturas e relacionamentos democráticos, que possibilitem a participação ativa, efetiva e afetiva no processo de transformação da realidade, no pleno exercício da cidadania, ética e política.

No desenvolvimento da sua ação pedagógica, a comunidade educativa do ISJ procurará:
▪       orientar-se pela pedagogia do afeto e cuidado com a pessoa do educando em sua realidade integral;
▪       ter como referência para as diretrizes de seu projeto educativo, as necessidades e expectativas da comunidade educativa e da realidade onde a escola está inserida;
▪       criar um clima institucional e relacional de diálogo, respeito,   acolhimento,   criatividade,   autonomia  e solidariedade, que propicie a experiência prazerosa de ensinar-aprender;
▪       utilizar técnicas criativas que dinamizem o desenvolvimento dos conteúdos programáticos, respeitando as diferenças e o nível de conhecimento dos educandos;

▪       implementar atividades pedagógicas interdisciplinares e transdisciplinares, buscando a ampliação e integração do conhecimento e a efetivação do planejamento estratégico participativo;

▪       promover e incentivar as atividades de campo na construção sócio-interacionista do conhecimento, tais como: campanhas sociais, atividades esportivas e recreativas, feiras e eventos culturais;

▪       fortalecer o espírito de equipe, utilizando o potencial individual, associando-o inteligente e criativamente a uma rede de ajuda mútua, com alianças estratégicas;

▪       construir, à luz da ética cristã, a consciência de uma ética global e interplanetária, tendo o pluralismo como o ponto de partida para o itinerário do crescimento pessoal.
▪       contribuir para a formação do (a) cidadão (â) consciente, crítico, democrático, solidário, capaz de se tornar agente e construtor de uma nova sociedade;

▪       implementar a formação religiosa dos docentes, numa perspectiva ecumênica, enfatizando o conhecimento e compreensão bíblica, ética, social e humana.

▪       contribuir para que o educando encontre sua própria identidade, descubra e assuma seu papel na história humana.

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