HISTÓRIA DO ISJ



Uma história de amor e serviço à educação, construindo o SABER, semeando a PAZ, gerando VIDA e FRATERNIDADE, na grande semeadura do REINO DE DEUS. Construindo SABERES e realizando SONHOS alicerçados na FÉ.


19 de março de 1950! Um marco na história da Educação em Camocim. A ousadia e a intrepidez de um sonho aliadas ao amor, dedicação, solidariedade e generosidade de tantas pessoas deixaram a sua marca indelével na trajetória do INSTITUTO SÃO JOSÉ que então, se iniciava.

Em Camocim, até então, não havia nenhuma Escola Católica, o que constituía uma preocupação para o Vigário da Paróquia, Monsenhor Inácio Nogueira Magalhães. Mais do que uma preocupação, havia o sonho de oferecer à comunidade camocinense, a possibilidade de uma educação cristã, católica e evangelizadora que, na vastidão do campo do conhecimento, pudesse espalhar as sementes do Reino de Deus no coração das pessoas: crianças, jovens e adultos, envolvidos no processo educacional. Seu sonho compartilhado tornou-se realidade!(...)

Iniciou, junto aos paroquianos, uma campanha para sensibilizá-los a tornar realidade um sonho bem objetivo, concreto, preciso: fundar um Patronato, de princípios cristãos-católicos, para crianças carentes. Rapidamente o seu sonho tornou-se de muitos, encontrando eco e respaldo em muitas pessoas da sociedade, que se dispuseram a subsidiar e dar corpo a uma ideia tão luminosa que veio a tornar-se um grande desafio para as Irmãs Missionárias Capuchinhas, a quem recaiu o convite para a concretização de tão sublime, promissora, embora extremamente árdua missão.

A participação da Família Morel, movida pelo impulso de extrema generosidade de coração e, certamente pela visão antecipada do projeto face à grandiosidade do sonho, foi de importância decisiva. Na pessoa de José Severiano Morel e Vicente Morel, que fez a doação irrestrita de um patrimônio familiar, berço e abrigo da grande obra, cuja instalação oficial, sob a denominação de Patronato São José, ocorreu no dia 19 de março de 1950, com a presença das autoridades civis e eclesiásticas e um grande número de pessoas da comunidade, que prestigiaram a inauguração.

Nos três primeiros anos, o Patronato foi assumido por professores da comunidade local, e no dia 23 de janeiro de 1954, chegaram à cidade de Camocim, as Irmãs Missionárias Capuchinhas, que constituíram a primeira fraternidade, desta missão: Irmãs Ermelinda Maria, Irmã Mariana Maria, Irmã Stella Maria, Irmã Antonina Maria, Irmã Filomena Maria, Irmã Silvana Maria e Irmã Matilde Maria. Foi um momento acolhido e celebrado com grande júbilo e gratidão ao Senhor por tão inefável dom.

Os primeiros anos foram marcadamente desafiadores, face à realidade de empreender uma tão grandiosa obra, sem contar com nenhum recurso. Mas o poder da solidariedade deu impulso, não só ao início das construções, mas aos avanços progressivos e ampliações que se vão processando, ao longo de uma história de mais de meio século, sempre voltados para o crescimento e a modernização, constituindo-se um centro de referência educacional, pelo compromisso com uma educação de qualidade, norteada por valores éticos e cristãos que lhes asseguram o tributo de respeito e credibilidade.

Ao longo de seus 67 (sessenta e sete) anos de trabalho denodado e incondicional entrega à sua missão, a história educacional do Instituto São José vem envolvendo dezenas de religiosas, centenas de educadores e milhares de educandos, num serviço prestado a Camocim, que atinge a escala dos intangíveis. É desta forma, na perspectiva de crescimento e, cada vez maior qualificação, que o ISJ busca respostas novas e adequadas às exigências deste novo tempo, modernizando seus espaços físicos e pedagógicos, sem perder de vista seus valores referenciais.

No resgate desta memória, registramos personalidades referenciais na história do ISJ, que não podem ser esquecidas:
- Nas origens, a generosidade da Família Morel, na pessoa de Vicente Morel.
- No seu desenvolvimento, a participação gratuita do cidadão José Torquato.
- Nas dificuldades e crises, a doação incondicional do Cel. Libório Gomes da Silva.

Culminando o ano de 2006, a construção de seu PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO anuncia o alvorecer de 2007, sob a ótica da esperança embalada pelo otimismo, e, à luz da sabedoria criativa, para conduzir-se entre as ameaças e oportunidades do mundo contemporâneo, desenvolvendo uma proposta educativa sempre mais qualificada, aperfeiçoada, filosófica e tecnicamente avançada.

No processo de crescimento, no ano de 2017 o ISJ alcança uma clientela de 395 alunos, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I e II. A condução do presente Projeto Educativo do ISJ é assumido e desenvolvido por 05 Irmãs Missionárias Capuchinhas, sendo uma delas Diretora Geral Irmã Dulcinda de Jesus e Silva, 03 Coordenadoras Pedagógicas, 
02 auxiliares de coordenação, 26 professores, 16 de apoio pedagógico e funcionários de cuidado e manutenção do ambiente escolar saudável, e preservação do clima ambiental de bem-estar permanente.

A disposição da comunidade educativa de abraçar coletivamente, com verdadeiro espírito de equipe, a grande MISSÃO de tornar concreto, no cotidiano de nossa ação pedagógica, o que está proposto no presente PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO confere–nos a certeza de que o INSTITUTO SÃO JOSÉ atingirá horizontes sempre mais largos e longínquos. Sob a proteção e as bênçãos de nosso Grande Patrono – SÃO JOSÉ, a quem DEUS confiou a condução dos passos de seu ÚNICO FILHO JESUS, confiantes, prosseguimos, acreditando que grandes sonhos se tornam possíveis e suscitam outros ainda maiores, quando compartilhados e assumidos juntos. E não há sonho mais belo e abençoado como o que se expressa neste PROJETO que é, em síntese, “através da Educação, sonhar com a construção do REINO DE DEUS e construí-LO, sonhando com “novos céus e nova terra, onde habitará a justiça”, como pressuposto da paz e raiz de toda felicidade humana.