O Instituto São José começa o mês de Setembro homenageando a Blíblia.

       O mês de setembro, para nós católicos do Brasil é o mês dedicado à Bíblia, isso desde 1971. Mas desde 1947, se comemora o Dia da Bíblia no ultimo domingo de setembro. O mês de setembro foi escolhido como mês da Bíblia porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu em 340 e faleceu em 420 dC).
       São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja. Hoje a Bíblia é o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e está em quase todas as casas, talvez nem fazemos ideia, mas a Bíblia é o livro mais vendido, distribuído e impresso em toda a história da humanidade.
       A Bíblia – Palavra de Deus – é o fruto da comunicação entre Deus que se revela e a pessoa que acolhe e responde à revelação. Por isso a Bíblia é formada por histórias de um povo, o Povo de Deus, que teve o dom de interpretar sua realidade à luz da presença de Deus e compreender que a vida é um projeto de amor que parte de Deus e volta para Ele.

 Nesse mês da Bíblia somos convidados a estudar e refletir sobre esse maravilhoso livro que têm tanto a nos revelar e instruir.
 

 
 
INSTITUTO SÃO JOSÉ COMEMORA O DIA DO FOLCLORE BRASILEIRO.

       No último dia 30, o Instituto São José comemorar o Dia do Folclore Brasileiro, com participação das Crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, com músicas, danças, dinâmicas, comidas típicas e muita alegria.
      Todos os povos possuem suas tradições, crenças e superstições, que se transmitem através das tradições, lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo. Tudo isso esteve presente na última semana na aprendizagem dos nossos alunos.
 
 








      Durante Sessão Solene realizada na Assembleia Legislativa do Ceará, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE) que completou 70 anos de existência entregou, na noite do dia 29 de agosto o  Certificado de Mérito Jubilar ao Instituto São José, fundado em Camocim no dia 19 de Março de 1950. Foram homenageadas 59 instituições do estado com fundação a partir dos 50 anos. Em Março de 2013, o Instituto São José, que começou suas atividades em Camocim como Patronato São José, comemorou 63 anos de existência em Camocim.
As Irmãs Missionárias Capuchinhas, funcionários e alunos estavam presente.