COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA REALIZADA PELO O INSTITUTO SÃO JOSÉ! NO DIA 31/05/14
 
           O Instituto São José realizou na Igreja Matriz de Camocim um celebrativo momento da Coroação de Nossa Senhora,  encerrando o mês de maio dedicado a Maria Mãe de Deus. Este ano teve como tema: “Mãe intercedei em favor da vida humana", em sintonia com o tema da campanha da fraternidade 2014.
A celebração foi distribuída em 05 momentos significativos: 
·         Entrada da imagem de Nossa Senhora
·         Súplica dos traficados
·         Coreografia em ação de graças
·         Entrada da coroa cortejada pelos traficados que agradece a Mãe pela sua intercessão
·         Coroação da virgem Mãe
 


“Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela” (Gn 3,15)
         Recordar Maria é recordar toda a trajetória do plano salvífico de Deus. Desde o momento em que Eva, rompe por ocasião de sua fraqueza e desobediência à aliança de amor entre o Divino e o humano desde a criação do mundo, que Deus em sua infinita sabedoria, idealiza alguém para tornar-se templo e morada da perfeição e da graça celeste, alguém que, por sua docilidade e fidelidade a vontade Divina, ajudasse a reatar de modo indissolúvel o Elo harmonioso que existia entre Criador e criatura, quebrado pela transgressão dos primeiros viventes. E é assim, por intermédio da gestação de Maria, uma gestação humana, porém redentora que o Filho do Altíssimo desce do seio do Pai, para encarnar-se no ventre materno de Maria, que em contradição a infidelidade de Eva faz-se dócil e fiel aos desígnios da vontade do Senhor. Maria, Mãe da Liberdade e da Salvação, socorrei todos as pessoas que são vítimas do tráfico humano em suas diversas modalidades, fruto de um sistema opressor, consumista e cruel, que desrespeita o valor da pessoa em si mesma e mercantiliza a vida que teu Filho Jesus veio plenificar em seu sacrifício na Cruz.

“Minha alma proclama a grandeza do Senhor, meu espírito se alegra em Deus meu Salvador” (Lc 1,46)

           Maria tinha todos os motivos para orgulhar-se de si mesma, fora escolhida para ser aquela que traria ao mundo o Messias tão esperado e profetizado pelo profeta Isaías: “Eis que uma virgem dará a Luz ao Messias...”Ela sim, teria motivos para achar-se melhor e mais poderosa que as demais jovens de sua época que também aguardavam serem escolhidas. Em contradição com as expectativas e evidencias próprias do ser humano, Maria coloca-se em estado de pleno abandono e sujeição a proposta do Anjo.

          No Magnificat exalta tão somente a grandeza de Deus em sua história, é muito consciente que Grandes maravilhas o Senhor há de fazer, mas não limita seu louvor a apenas o que acontece em seu individual, expande sua visão e alegria a todos os que também acreditam em Deus, a começar pelo seu povo nativo, seu vilarejo em Nazaré, seu país, o mundo em geral. Por isso Mãe querida, hoje nós teus filhos e filhas do mundo inteiro nos reunimos em oração e júbilo, para uma vez mais selar com o gesto simbólico da coroação de tua imagem, a aliança que reatastes entre nós e teu Filho com teu SIM sereno, mãe, recebe a coroa de glória que hoje te ofertamos em sinal de gratidão por tão sublime testemunho e ação.
 
 
IRMÃS MISSIONÁRIAS CAPUCHINHAS