05/12, 100 Anos de “Vida Nova” de Frei João Pedro, Fundador da Congregação das IMC


Links: Mensagem Irmã Missionária Capuchinha Rosimeire:
  
          Dia 05 de dezembro de 2013, a Congregação das Irmãs Missionárias Capuchinhas, comemoraram os 100 anos de “Vida Nova” de Frei João Pedro. Às 6:00h, ao brilhar o sol de Fortaleza, aconteceu a alvorada na Porciúncula, Sede Geral das Irmãs Missionárias Capuchinhas em homenagem ao Servo de Deus, Frei João Pedro de Sexto São João, com fogos, poemas, músicas e orquestra, dando bom dia ao amanhecer de um novo dia. A Vida de Frei João Pedro falou alto nos corações das Capuchinhas presentes e nos corações de todos que comemoravam uma “nova aurora”. Em seguida, foi servido o café comunitário na Porciúncula e às 10:00h aconteceu a Celebração Eucarística Presidida por D. José Antônio Tossi e Concelebrada pelos Frades Capuchinhos que acompanharam a comemoração durante toda a semana. A Celebração Eucarística, aconteceu no Santuário Coração de Jesus em Fortaleza – Ceará. Irmã Crisolda, Vice Geral das Irmãs Missionárias Capuchinhas, acolhe todas as pessoas presentes, em nome da Congregação com estas proclamadas: ” Que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que Ele me tem dado? Erguerei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor! (Sl 115). Diante do Dom que é para nós o Servo de Deus Frei João Pedro de Sexto, e reconhecendo que tudo é obra de Deus, queremos agradecer nesta Eucaristia, unindo nossa voz à voz dos Anjos e Santos do Céu e da Terra! É com esse Espírito de exultação que acolhemos todos quantos estão conosco para celebrarmos a culminância do Ano Jubilar em memória do Centenário de Morte do Servo de Deus Frei João Pedro: honra-nos a participação do nosso Pastor D. José Antônio Aparecido Marques Tossi, que nos privilegiou com a sua presença, na abertura desse ano Jubilar; a presença do Postulador Geral Revmo. Pe. Frei Carlos Calonni; dos Revemos. Padres Capuchinhos; Frades Menores, Conventuais; os representantes das Congregações e Institutos Religiosos; Irmãs Missionárias Capuchinhas e família Leigas Missionárias Capuchinhas, Filhas e herdeiras do Servo de Deus Frei João Pedro de Sexto São João”.
 O tema do dia: UM CHAMADO À SANTIDADE
      Excia. Revdma. Dom José Antonio Aparecido Marques Tosi, Revdos. Padres, Revdo. Pe. Daniel pároco de Messejana,
      Religiosos, Religiosas, Amigos.
Meus caros irmãos e irmãs, povo de Deus aqui presentes. Nesta celebração solene de encerramento comemorativo do Centenário de Morte e Vida Nova de nosso amado Fundador, o Servo de Deus Fr. João Pedro de Sexto São João, é com grande júbilo que nós Irmãs Missionárias Capuchinhas, filhas deste santo homem de Deus, queremos agradecer a todos a participação nestes dias de oração e ação de graças em memória dele.
      A santidade é uma meta a ser perseguida por todo cristão e não é algo inalcançável. É uma conquista que se faz no caminho desta vida. Todos somos chamados a ser santos, cada um em seu caminho segundo o desígnio amoroso de Deus.
      Nosso amado Fundador Fr. João Pedro, chamado ao seguimento de Jesus como Frade menor Capuchinho, teve como espaço de santificação as terras do Norte e Nordeste do Brasil. Deixou sua terra natal Sesto Sangiovanni, na província de Milão- Itália, e veio trazido por Deus construir sua história de vida santa entre nós. Feliz escolha de Deus, abençoada graça para nós IMC.

Irmãs Missionárias Capuchinhas