FUNDAMENTOS
ÉTICOS-PEDAGÓGICOS:
O ISJ
alicerça sua ação pedagógica em valores humanos, éticos, morais, políticos e
religiosos que objetivam formar o cidadão com uma “identidade”, com a marca de
seu pensamento, de sua filosofia educacional, delineando, assim, o tipo de
cidadão e cidadã que deseja formar e para que tipo de sociedade.
Sob este
enfoque, o ISJ tem como pressuposto educacional básico a formação do (a)
cidadão (ã) consciente, crítico, democrático, ecológico, presente, inserido e
comprometido com a realidade. Um (a)
cidadão (ã) que tenha capacidade cognitiva, informações suficientes e
discernimento para intervir na realidade social que o cerca. Um (a) cidadão (ã)
capaz de mediar ações que primem pela
valorização e defesa da vida, em todas as suas expressões, pela preservação e
ou resgate de princípios e valores éticos, morais e religiosos, destacando a
mística franciscana de Paz e Bem, frutos do respeito e da solidariedade, acima
de tudo.
À luz destes
fundamentos, impõe-se o desenvolvimento de estratégias que priorizem a
implementação de programas de formação humana, ética, moral e religiosa, tanto
para os discentes como para os docentes, numa perspectiva ecumênica, sem
obscurecer nossa missão
pastoral como Escola
Católica, com embasamentos
bíblicos, éticos, sociais, religiosos e humanísticos. E, neste contexto,
optamos pela condução
do processo educativo, iluminado e orientado pela
Pedagogia do cuidado e do afeto, como instrumentos fundamentais no processo
ensino-aprendizagem, na conquista da autonomia e descoberta da própria
identidade como cidadão do mundo rumo ao Transcendente.
FUNDAMENTOS
EPISTEMOLÓGICOS:
Nos contexto
da globalização em todos os aspectos, a gestão adequada, dinâmica, eficiente e
eficaz do conhecimento torna-se um imperativo tão urgente quanto desafiador.
Para uma realidade onde a economia é global, a comunicação é global, música
global, informação global, mercado global, enfim, onde tudo esta globalmente
internacionalizado, há que se pensar e agir na construção do conhecimento
global, sem perder de vista a pessoa e suas relações, como sujeito
interveniente no trato e na condução do conhecimento, da ciência, do saber, da
história humana.
Situado no
mundo de comunicação instantânea, de fácil acesso ao saber acumulado, com novos
códigos de comportamento, QUEREMOS UMA EDUCAÇÃO ABERTA AO FUTURO, ALICERÇADA
NOS PILARES DA EDUCAÇÃO: “APRENDENDO A
APRENDER, APRENDENDO A SER, APRENDENDO A FAZER, APRENDENDO A
CONVIVER”, À LUZ DOS VALORES EVANGÉLICO-FRANCISCANOS DA ALEGRIA, DA
MISERICÓRDIA, DO ACOLHIMENTO, DA TERNURA E DA SIMPLICIDADE. O ISJ QUER GERIR O
CONHECIMENTO, ORIENTADO POR PRINCÍPIOS E ESTRATÉGIAS PARA UMA
EDUCAÇÃO ALICERÇADA NOS PRINCÍPIOS DO CONSTRUTIVISMO SOCIOINTERACIONISTA,
QUE RESPEITE AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS, NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE
APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS, QUE RESPEITE AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E VALORIZE
O SABER CIENTÍFICO, BEM COMO O CONHECIMENTO POPULAR.
QUEREMOS
CONSTRUIR O CONHECIMENTO COMO UMA PONTE QUE ESTABELECE UM DIÁLOGO PERMANENTE
ENTRE A CULTURA E O SABER; A CIÊNCIA E A FÉ; O TRANSITÓRIO E O ETERNO; A ORIGEM
E O DESTINO FINAL DE TODA HUMANA CRIATURA, SEGUNDO A MÍSTICA DA ESPIRITUALIDADE
FRANCISCANA.
FUNDAMENTOS
DIDÁTICO-PEDAGÓGICO:
O ISJ, ao
traçar os fundamentos didático-pedagógico de seu projeto educativo, considera
que as Diretrizes para uma Pedagogia de Qualidade e Excelência Educacional
apontam para três focos, a saber: identidade, diversidade e autonomia. Estes,
marcados pela dinâmica da interdisciplinaridade, contextualização,
transversalidade, transdisciplinaridade, na ótica de uma educação norteada pela
ética do cuidado e o espírito de criatividade e ousadia para responder aos
novos desafios educacionais, em função do crescimento global da pessoa.
No cenário
educacional que nos desafia, a gestão institucional, na organização
didático-pedagógica do ISJ dará ênfase:
▪ ao papel do professor na construção do
conhecimento, como ser aprendente e interativo, na dialética permanente de
ensinar-aprender, como sujeito dinâmico, criativo e revelador do prazer de
ensinar e da capacidade de despertar no aluno, o gosto de aprender;
▪ à organização curricular que priorize a
seleção de conteúdos significativos, utilizando instrumentos modernos e
recursos eficazes, visando proporcionar ao educando o
auto-conhecimento, o
desenvolvimento das múltiplas inteligências e a aquisição de competências e
habilidades que lhe permitam uma visão de mundo mais apurada e a elaboração de
projetos de intervenção sobre a realidade.
▪ à interação no relacionamento
professor-aluno, o entendimento e o intercâmbio de novas tecnologias para que o
processo ensino-aprendizagem tenha êxito e atinja os objetivos educacionais que
queremos;
▪ à descentralização administrativa, para
que os diversos setores e áreas de serviço possam realizar suas tarefas com
liberdade, autonomia e responsabilidade.
▪ à definição de papéis e delimitação de
funções para que o trabalho pedagógico se realize de forma integrada e
harmônica;
▪ ao planejamento estratégico
participativo, em vista de uma ação conjunta, em torno dos objetivos traçados e
assumidos na unidade;
▪ à melhor adequação e o máximo de
aproveitamento pedagógico da infra-estrutura da escola e do material educativo existente,
inovando-o sempre;
▪ à elaboração de estratégias de ação
inteligentes e adequadas à realidade e conforme as prioridades contempladas;
▪ à fidelização às normas de convivência
em função da organização disciplinar e a conquista da autonomia;
▪ Às posturas e relacionamentos
democráticos, que possibilitem a participação ativa, efetiva e afetiva no
processo de transformação da realidade, no pleno exercício da cidadania, ética
e política.
No
desenvolvimento da sua ação pedagógica, a comunidade educativa do ISJ
procurará:
▪ orientar-se pela pedagogia do afeto e
cuidado com a pessoa do educando em sua realidade integral;
▪ ter como referência para as diretrizes
de seu projeto educativo, as necessidades e expectativas da comunidade
educativa e da realidade onde a escola está inserida;
▪ criar um clima institucional e
relacional de diálogo, respeito,
acolhimento, criatividade, autonomia
e solidariedade, que propicie a experiência prazerosa de
ensinar-aprender;
▪ utilizar técnicas criativas que
dinamizem o desenvolvimento dos conteúdos programáticos, respeitando as
diferenças e o nível de conhecimento dos educandos;
▪ implementar atividades pedagógicas
interdisciplinares e transdisciplinares, buscando a ampliação e integração do
conhecimento e a efetivação do planejamento estratégico participativo;
▪ promover e incentivar as atividades de
campo na construção sócio-interacionista do conhecimento, tais como: campanhas
sociais, atividades esportivas e recreativas, feiras e eventos culturais;
▪ fortalecer o espírito de equipe,
utilizando o potencial individual, associando-o inteligente e criativamente a
uma rede de ajuda mútua, com alianças estratégicas;
▪ construir, à luz da ética cristã, a
consciência de uma ética global e interplanetária, tendo o pluralismo como o
ponto de partida para o itinerário do crescimento pessoal.
▪ contribuir para a formação do (a)
cidadão (â) consciente, crítico, democrático, solidário, capaz de se tornar
agente e construtor de uma nova sociedade;
▪ implementar a formação religiosa dos
docentes, numa perspectiva ecumênica, enfatizando o conhecimento e compreensão
bíblica, ética, social e humana.
▪ contribuir para que o educando encontre
sua própria identidade, descubra e assuma seu papel na história humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário