CONHEÇA MAIS SOBRE A MAIOR DE TODAS AS FESTAS CRISTÃS: A PÁSCOA

A palavra Páscoa vem do hebraico "Pessach" e significa "passagem". Primitivamente, era um ritual realizado por pastores: para proteger dos espíritos maus a família e o rebanho, eles matavam um animal e com o sangue tingiam a entrada da tenda. Com o êxodo, o ritual adquire sentido novo: a Páscoa será a lembrança perpétua do Deus vivo que, para libertar o povo, derrota o opressor e seus ídolos(...)

Com a vinda de Jesus, a Páscoa passou ter um outro sentido. Ela passou a celebrar a ressurreição de Jesus, a vitória do Filho de Deus sobre o pecado, a morte e o sofrimento. A ressurreição de Jesus é o fundamento da nossa fé e a garantia de nossa própria resurreição.

Os judeus comemoram hoje esta festa em uma celebração familiar chamada "Seder", em hebraico: "ordem", “uma refeição ritual que testemunha tudo o que é relatado na cerimônia com uma ordem pré-estabelecida na sequência da narração e no uso dos símbolos“. Esta sequência encontra-se na "Haggadá de Pessach" (narrativa da páscoa).

Nesta cerimônia os judeus atualizam os acontecimentos da noite em que Deus, através de Moisés, libertou o povo de Israel da escravidão no Egito, conduzindo-os à Terra Prometida.

Moisés, guiado por Deus, levantou seu bastão e as ondas se abriram, formando duas paredes de água, que formavam um corredor enxuto, por onde o povo passou.
No dia da páscoa, a leitura da haggadá é feita por toda a família num contexto celebrativo de oração, onde é realizada a refeição ritual (seder).

Podemos perceber que Jesus era judeu praticante desde sua infância. Recém nascido, foi apresentado no templo, para a purificação.

Mais tarde, aos doze anos, subiu a Jerusalém com sua família, José e Maria e muitos outros judeus para celebrar a Páscoa, bem como nas suas constantes leituras da Palavra de Deus, a “Torah”. Quando Jesus instituiu a Eucaristia na última ceia, momentos antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição (Mt 26,17-29), estava celebrando a Páscoa.

A celebração da Pessach é considerada como uma festividade verdadeira e própria, plena de alegria e esperança. Era assim que Jesus celebrava. A realização do "seder", que significa ordem, é um jantar, “ceia” que segue uma ordem determinada.

Um cálice de suco originário da uva para cada conviva do qual se bebe 4 vezes:

1ª vez, como cálice do êxodo ou da santificação;
2ª vez, como cálice da libertação;
3ª vez, como cálice da salvação ou da bênção;
4ª vez, como cálice da eleição.

• matzôt (pão) que representa a salvação operada por Deus ao povo.
• Carneiro assado (representando o cordeiro).
• Um ovo cozido que simboliza que a vida do homem muda e que portanto, os que estão aflitos, receberão consolo.
• Água salgada que simboliza as lágrimas derramadas no Egito.
• Marôr (erva amarga que representa a amargura do Egito).
• Charôsset que é um doce de forma pastosa com sabor suave, feito com maçãs, uvas passas, pêssego, figo e vinho. Por sua textura e cor, é símbolo da argamassa usada no trabalho dos hebreus ao fazerem tijolos no Egito. Como o sabor é agradável, representa também o trabalho abençoado dos tempos messiânicos. A sua culinária é peculiar, na seqüência será servido um jantar.

Manifesta-se alegria e gratidão a Deus por ter retirado do Egito, com mão forte, com braço estendido, com sinais e com milagres, o povo da escravidão do faraó. E hoje não se trata de uma simples recordação do êxodo, mas sim, de tornar presente aquele acontecimento. “Observareis esse costume como uma instituição perpétua para vós e vossos filhos. Quando tiverdes penetrado na terra que o Senhor vos dará, como prometeu, observareis esse rito”(Ex 12, 24-25).

A Celebração do Pessach nos chama, portanto, a uma permanente mudança de vida. Leva-nos a refletir nos compromissos que devemos assumir com Cristo. A conversão não se realiza sem oração, caridade, perdão…

DATA DA PÁSCOA

O cálculo da data da Páscoa é fundamental na definição do calendário cristão e judaico desde os primeiros séculos da era cristã.
A Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio da primavera (no hemisfério norte, outono no hemisfério), ou seja, é equivalente à antiga regra de que seria o primeiro Domingo após o 14º dia do mês luna de Nisan. Poderá assim ocorrer entre 22 de março e 25 de abril.

CONCLUSÃO

Celebremos dignamente a maior de todas as festas cristãs. Quando vivemos a Páscoa, ela nos impulsiona a uma contínua conversão, a fim de que possamos chegar à estatura de Cristo, o Homem perfeito (Ef 4,13). Jesus Cristo é o vencedor da morte. Ele rompeu as barreiras do tempo e do espaço. Ele é um convite à nossa ressurreição. Deus novamente liberta cada pessoa ao celebrar a “Noite do Pessach”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário