ACELERADAS AS OBRAS DO SANTUÁRIO DE N. SENHORA DE FÁTIMA


As obras do Santuário de Fátima da Serra Grande tiveram seu ritmo acelerado neste mês de junho. Estamos aqui com o Padre Antônio, Vigário Geral da Diocese de Tianguá e Administrador do Santuário. Ele nos dá uma visão geral do que está sendo feito(...)

Padre, qual o motivo da aceleração das obras do Santuário e quais as prioridades?

"Temos um convênio com o Governo do Estado através da SETUR (Secretaria de Turismo do Estado do Ceará), que contempla o piso e a sonorização de todo o complexo. O som está quase pronto, quanto ao piso temos até o final do mês de agosto para concluí-lo. Na verdade, estamos neste momento, fazendo a regularização do contrapiso para iniciarmos o assentamento do granito. São aproximadamente 2300 m² da igreja principal e 1200 m² de calçadas. Para responder com a contrapartida do Santuário fizemos a campanha do piso".

Que outras obras estão sendo realizadas neste mesmo tempo?

"Estamos fazendo a última etapa do telhado. São 580 mt² que correspondem aos átrios, sacristia e capela do santíssimo. E, naturalmente, construindo a frente do Santuário (torre). Esta fachada, com a qual todos nos acostumamos, e que dá acesso as capelas da Misericórdia, Padre Pio, Santíssimo (2), livraria, banheiros e administração, ainda não é a fachada principal. Como priorizamos a conclusão da igreja principal, tínhamos que fazer esta obra agora. Além destas obras, nestes dois últimos meses, rebocamos praticamente todo o santuário (interior e exterior).

Mesmo priorizando a igreja principal o senhor está realizando obras na Capela Mãe de Deus?

"Sim. Estamos precisando muito desta capela concluída. Foi uma necessidade. Assim como a capela do Santíssimo que temos aqui neste primeiro nível. Fizemos a sonorização, iluminação, forro e pintura geral. Na verdade as obras ainda estão em andamento. Creio que em três semanas concluiremos estas obras aqui neste nível".

E com relação as portas e vitrais da igreja principal?

"Na verdade já estamos com a 'Campanha das Portas e vitrais'. Trata-se de um equipamento de custo muito alto. Algumas pessoas já tem ajudado. Mas temos o compromisso do senador Tasso Jereissati de conseguir para nós as portas e vitrais. Estamos encaminhando o projeto e os orçamentos para ele nesta próxima semana".

Que outras obras estão previstas?

"Fizemos também, há poucos dias, a terraplanagem dos estacionamentos. Já estão em andamento as obras de calçamento, realizadas pela prefeitura de São Benedito através de uma emenda parlamentar concedida pelo deputado federal Chico Lopes. E estamos na dependência de uma tecla do governador para autorizar a construção da avenida de acesso ao Santuário. Um projeto já orçado em R$ 1.890.211,64 . Estamos com esperança de que ele autorize a obra até a próxima semana".

Quais são as fontes de recursos do Santuário?

"O Santuário vive de campanhas e ofertas espontâneas. Somente nestes últimos seis meses tivemos este convênio com o Governo do Estado. As 'Campanhas' que nos ajudam mesmo são: 'Programa Sua Nota Vale Dinheiro" (arrecadação de notas e cupons fiscais onde temos uma participação de 0,5%); 'Parceria com a Coelce' (doação que as pessoas fazem ao santuário através da conta de energia); 'Campanhas específicas, telhado, piso, portas...' Ofertas das romarias dos dias treze. Trabalhamos muito, se esperarmos os fiéis virem doar, não conseguiremos nada. Trabalhamos em todo o estado do Ceará para conseguirmos recursos."

Uma última mensagem?

Continuo confiante que no próximo ano concluiremos as obras do complexo principal. Será um grande desafio. Até aqui o apoio que temos recebido tem sido muito tímido. Inclusive da Diocese que precisa despertar urgente para a importância deste equipamento. Como sempre, confiamos muito na graça de Deus que nunca nos faltou. Posso afirmar: está obra é da providência de Deus".

FONTE: SANTUÁRIO DE N. SENHORA DE FÁTIMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário