PROJETO: GUARDIÕES DO FUTURO

INSTITUTO SÃO JOSÉ
JUNHO / 2015
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DOS  4º A e B

PROJETO: GUARDIÕES DO FUTURO
1. INTRODUÇÃO
"O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanhã neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nós somos atores e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo". Jostein Gaarder.

2. APRESENTAÇÃO
Durante toda nossa vida nos beneficiamos do Meio Ambiente sem preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece, devido a esse uso indiscriminado muito já foi destruído causando sérios danos e diminuindo a qualidade de vida do ser humano, faz-se necessário que a escola proponha novos caminhos que leve a uma nova relação com o meio ambiente. Diante disso observamos a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento.

3. OBJETIVO GERAL
Estimular nas crianças o respeito ecológico e mostrar a elas a importância da sua participação no cuidado com o Meio Ambiente em que vive reconhecer-se como um indivíduo natural e que a Natureza é extremamente importante para a sobrevivência da humanidade. Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos  dos 4° anos, ações  que envolvem meio ambiente e cidadania incluindo a sua importância e o cuidado para as futuras gerações.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
-Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza;
- Desenvolver e estimular na criança a criatividade;
- Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.

5. METODOLOGIA
A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá através da ação de cada criança  ao plantar ou adotar uma plantinha.

6. ESTRATÉGIAS
-  Pedir para que os alunos plantem ou adote uma árvore.
- Registrar o momento para ser divulgado no blog da turma.
- Cuidar da conservação da plantinha, para exposição no dia 21/ 09 / 2015.

7. AVALIAÇÃO
O projeto será avaliado pela participação dos alunos;
Atividades realizadas pelos alunos;
Através dos desempenhos dos alunos nas atividades realizadas.
Pelo interesse e conservação da atividade realizada.

A culminância do projeto aconteceu dia 21 de setembro, isso em comemoração ao dia da árvore.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário